sexta-feira, 1 de julho de 2011

Clarice Lispector

 Vocês ainda vão ver muito de Clarice por aqui ; eis a minha escritora favorita . Ela assumiu ser um mistério para si mesma , e passou a vida tentando desvendar mistérios da alma ; creio que ela seja a pessoa que mais chegou perto disso. 
 Clarice sempre afirmou que jamais escreveria uma autobiografia. Era uma pessoa muito reservada. A conheça melhor lendo um de seus textos confessionais abaixo :



Temperamento impulsivo

       “Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente. O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.
       Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.”

Yara Emanoela D'Orazio Amélia

Um comentário:

  1. Este trecho combina muito comigo: "Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei."
    Clarice sempre Clarice!

    ResponderExcluir