quinta-feira, 7 de julho de 2011

Resenha: Quatro Estações - Stephen King

Título: Quatro Estações
Autor: Stephen King
ISBN857302349X


 Sinopse: Primeira coletânea de noveletas (e dramáticas), publicada por King, divididas em quatro seguimentos. 

Na primeira, Primavera Eterna - Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank (Hope Springs Eternal - Rita Hayworth and the Shawshank Redemption), Andy Drufesne é injustamente condenado a prisão perpétua na penitenciaria de Shawshank pelo assassinato de sua esposa e do amante dela, lá ele conhece e fica amigo de Red. Entre estupradores, guardas violentos, e diretores corruptos, Andy se vê engolido num mundo de desespero; porém sua determinação é maior, e ele se recusa a manter-se prisioneiro deste pesadelo, e logo mostrará que alguns pássaros não nasceram para ficar engaiolados, neste que é um dos textos dramáticos mais bem sucedidos da carreira de Stephen King.

Em seguida temos Verão da Corrupção - Aluno Inteligente (Summer of Corruption - Apt Pupil), que conta a história do jovem Todd, um ambicioso garoto, obecado pelo nazismo que descobre que seu velho vizinho é na verdade um ex-integrante da força militar de Hitler. Logo o garoto começa a chantagear o velho para que ele lhe conte as histórias dos campos de concentração dos anos 40, entre outros horrores. Um perigoso jogo de xadrez mental com um final imprevisível.

Em Outono da Inocência - O Corpo (Fall From Innocence - The Body), quatro garotos resolvem se aventurar em busca do corpo desaparecido de um garoto que foi atropelado por um trem, os dramas e sonhos dos meninos vêem a tona nesta comovente história de amizade e determinação.

Já em Inverno no Clube - O Método Respiratório (A Winter's Tale - The Breathing Method), King apresenta o único conto de relativo suspense da coletânea, em que homens se reúnem num clube em Nova York onde contam diferentes histórias; na noite de Natal um deles conta a história de uma mãe que luta para dar a luz ao filho, mesmo após ter a própria cabeça decepada.



Resenha: Um livro maravilhoso de se ler.Confesso que fiquei um pouco apreensiva sobre o primeiro conto- Primavera Eterna. Não parecia muito promissor. A história de um homem diferente. Várias vezes descrito com um sorriso discreto. E eu pensando: "AI QUE SONO. Vou dormir." Mas chegou em um ponto em que a história me prendeu de tal forma que só fui dormir depois de terminá-lo. mais de 1:00 da manhã. Esse conto ( ou noveleta) teve uma adaptação para o cinema com Morgan Freeman e Tim Robbins. O filme é tão emocionante quanto o livro.
No segundo conto - Verão de Corrupção, a cada linha eu me surpreendia em como um garoto brilhante como Todd se deixa envolver pelos horrores do nazismo. Fica tão obcecado que ao final do conto você não poderia dizer que é o mesmo garoto inteligente e brilhante do início. Final chocante e surpreendente. Foi feita uma adaptação para o cinema. Ainda não assisti ( está reservado para meu próximo tempo livre), mas em outras resenhas dizem que é muito fiel ao livro.
Em Outono da Inocência você vai se deliciar com uma amizade simples e sincera que só aos nossos 12 anos podemos concebê-la. Doce e ao mesmo tempo surpreendente. Também teve uma adaptação para o cinema chamado Conta Comigo ( Stand by Me) estrelada por Wil Wheaton, River Phoenix, Corey Feldman, e Jerry O'Connell. Uma frase que me marcou muito foi dita no final pelo personagem Gordie - Nunca mais tive amigos como os de meus 12 anos.
Fico pensando nos meus amigos. Os que fiz quando tinha 12 anos. Na nossa inocência, alegria, brincadeiras e artes. Ao menos para mim é um dos contos mais marcantes. Foi feito até uma música chamada  "Stand By Me" por  Ben E. King. 


Em Inverno no Clube Conhecemos um clube muito diferente. Certa noite antes do Natal ficamos sabendo a história de uma moça. Essa jovem está grávida e é capaz de tudo para que seu filho nasça. Não é uma história tão boa quanto as outras mas possui seu charme. Esse charme está no clube. Clube esse em que você não sabe onde as portas irão dar. Talvez ao abrir a porta da rua você encontre de fato a rua, mas pode também encontrar um outro mundo e nunca mais voltar para casa.
Esse conto é o único que não foi adaptado para o cinema.

Amei ler o livro tanto que estou lendo outro livro de contos do mestre do terror e suspense : Stephen King.
Recomendo esse livro a todos os fãs. Mas também a você, querido resistente, que acha que SK só escreve terror. Hora de rever seus conceitos.
Boa leitura.




By: Scarlet Amélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário